A Honda XL500 pertencia à família XL de motos de enduro, que cavalgavam a onda de motos japonesas que haviam dominado o circuito de motocross norte-americano durante a década de 1970. Honda viu o potencial de introdução de um motor de quatro tempos, em um mercado de ciclismo off-road saturado com motores de dois tempos. O XL500 nunca chamou a atenção de seus irmãos menores, a XL250 e XL350, mas provou ser um excelente bicicleta viajante para os pilotos pavimento. Background Fotografia de
Honda introduziu os motores XL em 1972, começando com o XL250, e seguiu com bicicletas deslocar 70 cc a 600 cc mais de 19 anos. O XL250 e XL350 rapidamente tornou-se competitiva no motocross e corridas de deserto, como o Baja 500 e Baja 1000 eventos. Honda desenvolveu o XL500 especificamente para corridas de enduro, mas todos os modelos XL competiu no motocross, pista de corrida, corridas de gelo e eventos de corrida de estrada pavimentada. Em última análise, o confiável Honda série XL, juntamente com a Yamaha e Suzuki, suplantou o temperamental BSA Europeia, Matchless, Bultaco e motos Husqvarna em corridas off-road. Os modelos XL250 e maiores frequentemente servido dever dupla como bicicletas suburbanos durante a semana e deserto veículos nos fins de semana.
Primeiros modelos
Honda já estava produzindo seu famoso CR- Elsinores 250M no momento em que as motos XL chegou. O XL500, ou XL500S, derivada da linha de Elsinore de bicicletas, embora nunca levou o nome Elsinore. O XL500 1979 entrou Tahitian Red e nenhuma outra cor. O lado do tanque de combustível apresentou listras vermelhas, pretas e amarelas. Honda terminou o braço pontapé de arranque e alavancas de controle de prata para o modelo de 1979 e, em seguida, em preto para o modelo 1980. O velocímetro alegou uma velocidade máxima de 100 mph. A roda dianteira 23 polegadas e medido na roda traseira medido 18 polegadas. O poder foi transmitido através de uma transmissão de cinco velocidades.
Specs
O 1980 Honda XL500, ou XL500S, veio em Helios Red, eo velocímetro reivindicou uma mais prático 85 mph. A moto apresentava um motor de quatro tempos refrigerado a ar, monocilíndrico com quatro válvulas por cilindro. Furo do motor foi de 3,5 polegadas e seu curso foi de 3,1 polegadas. Ele tinha uma relação de compressão de 8,6 para 1, e um carburador Keihin entregue a um tanque de combustível a partir de 2,77 litros. O motor de 27 cavalos de potência combinada da cadeia-driven transmissão de cinco velocidades. Poderia chegar ao quarto de milha em 15 segundos. Sua velocidade máxima era de 84 milhas por hora. A suspensão dianteira apresentou um eixo e bobina principais garfos da mola, enquanto a traseira teve um braço oscilante, dois amortecedores e pré-carga ajustável. O poder de parada veio de um sistema de freio a tambor em expansão. Seu peso seco é £ 305,8.
Mudanças modestas
Honda deu um pouco mais de brio XL500 em 1981 com a Red Monza e esquema de pintura preta. O tanque de combustível apresentou dois tons de vermelho /tinta preta, com uma XL500 gráfico em vermelho e branco. A fabricante de motocicletas também dividir o painel de instrumentos em dois, com o pod luz e velocímetro em suas vagens. A moto agora apresentava um pára-choque dianteiro estendido e uma alavanca de liberação de compressão manual. A cor vermelha Monza permaneceu em 1982, mas a Honda adicionou um sistema de suspensão Pro-Link e fiação elétrica de 12 volts.