Embora útil para todos os tipos de tarefas, empilhadeiras são máquinas caras. Alugá-los proporciona flexibilidade e redução de custos quando empilhadeiras são necessários apenas temporariamente. Escolhendo a empilhadeira e classificação correta é dependente das tarefas requeridas, espaço disponível e se o trabalho é dentro ou fora. Os Estados Unidos Occupational Safety and Health Administration (OSHA), organiza empilhadeiras em sete classificações. Classificações de locação de empilhadeiras podem variar de acordo com empresa de aluguer, mas todas as classes OSHA são geralmente disponíveis para locação. Classe I e Classe II
Classe I, motor elétrico caminhões cavaleiro, principalmente para uso interno são contrabalançadas, caminhões mastros. Um peso pesado na traseira do veículo mantém a estável quando a máquina de elevação, que é feito por um mastro de elevação hidráulico. Usado para carregar e descarregar itens de caminhões e transporte de itens em torno armazéns, empilhadeiras de Classe I são tranquilos limpo e barato para ser executado. Classe II, de motores eléctricos empilhadores estreitos, são semelhantes aos camiões de Classe I, excepto os garfos geralmente ponto adjacente a um ângulo para a direcção de deslocação, permitindo o uso em limites estreitos. Usado para colocar paletes em estantes e racks, os garfos geralmente se estendem dentro e para fora, bem como levantar e descer do mastro.
Classe III
Classe III, elétrico caminhões da mão do motor, mão /piloto ou porta-paletes, são dispositivos assistidas poder para paletes em movimento. Ao contrário de outras empilhadeiras, a maioria desses caminhões exigir ao operador a andar para trás, embora alguns modelos permitem que o operador para montar uma plataforma de pé. Usado para mover itens ao redor, esses caminhões não podem levantar itens muito elevados e não são adequados para estocar prateleiras ou descarga de veículos a partir do solo.
Classe IV e Classe V
Classe IV e Classe V empilhadeiras são caminhões movidos a combustão interna semelhantes em design para classe I caminhões. Enquanto os caminhões da classe IV tem pneus macios, almofadas para uso interno, os pneus de caminhões Classe V permitir o uso ao ar livre. Alimentado por diesel, gasolina ou propano, estes caminhões mastros variam em capacidade de caminhões pequenos, projetados para paletes de carga, para caminhões maiores para o transporte de cargas pesadas. A capacidade é dependente do tamanho de contrapeso na traseira do caminhão.
Classe VI e VII Classe
Classe VI, tratores industriais motorizadas não são, necessariamente, equipado com garfos. Muitas vezes usado para itens de reboque ou pessoal em movimento, estes caminhões são ou elétrico ou de combustão alimentado. Classe VII empilhadeiras todo-terreno, incluem uma vasta gama de caminhões para uso ao ar livre. Forks são ou mastros ou em lanças telescópicas. Utilizados na construção e pelos militares, empilhadeiras terreno acidentado geralmente têm pneus e grandes capacidades de elevação. Trailer montado empilhadeiras, realizadas na parte de trás dos veículos para retirar objectos no local também são classificados como empilhadeiras terreno acidentado, embora, devido ao tamanho, capacidade de elevação não é normalmente tão grande quanto outros tipos de caminhão nesta classificação.