Em 2000, o Ford Explorer, um veículo utilitário esportivo multi-passageiros (SUV), ea empresa de pneus Firestone foi notícia nacional após uma série de inexplicáveis acidentes rodoviários capotamento causou centenas de vidas. A montadora apontou o dedo para o fornecedor de pneus, mas Firestone reagiu, argumentando projeto suspensão pobres, os engenheiros da Ford. Ford Explorer
Ford apresentou a Explorer 1991 e anunciado como o substituto seguro para o Bronco II, outro carro propenso a rolagem de alta velocidade. Mas supostamente engenheiros da Ford não conseguiu levar o problema rollover fora do Explorer. O site FordExplorerRollover.com informou que o SUV "foi rolando e matando seus ocupantes desde os primeiros meses foi vendido."
Firestone Incêndios Voltar
Pouco depois Ford mudou empresas de pneus e que o problema não parou, o oficial da Firestone executivo declarou: "Firestone deixará de vender pneus para Ford para uso no Explorer. Há algo de errado com o Ford Explorer. Os dados de teste e de acidentes que temos feito a prova. " Alegação de Firestone parecia ser afirmada pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), quando em um estudo de 2005 conduzido de 1999 a 2002, ele disse: "O Ford Explorer SportTrac recebeu a pior classificação rollover de qualquer SUV testado".
Outros pneus testados
Em um esforço para provar que o Explorer não estava em falta, Firestone realizou testes em 2005 com várias marcas de pneus, incluindo fabricantes conceituados como BF Goodrich, Goodyear e Michelin. Os resultados dos testes de pneus Firestone por provado que qualquer pneu estava propenso a falha súbita e capotamento devido à instabilidade da suspensão falta do Explorer.
Suspensão Problemas
Não demorou muito até que o grupo de Ralph Nader, a opinião pública, se envolveu, e Nader apareceu diante do Congresso instando-os a recordar o Ford Explorer. O dedo estava sendo apontada projeto defeituoso em suspensão do Explorer e um telhado fraco, e os críticos do explorador acreditava que o problema só iria piorar com o tempo e desgaste.
Ford Reage
Depois de incontáveis acidentes de capotamento, resultando em ferimentos graves e mortes, a Ford decidiu instalar uma barra de suspensão traseira totalmente independente em 2002, na esperança de melhorar a movimentação da estrada e estabilidade geral do veículo. Ford também parecia estar um pouco vingado após a Rodovia Transporte Administração Nacional de Segurança de relatório (NTHSA) foi citado em uma edição da revista Forbes 2001 afirmando: "A grande maioria dos acidentes de acidente e mortes são causadas não pelo veículo, mas o motorista, por condições da estrada ou uma combinação dos dois ". Mesmo que as vendas do Explorer caiu significativamente durante a controvérsia rollover, a Ford continua a produzir o Explorer com melhorias que parecem ter resolvido o problema de sobreposição.