Em 2006, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estima que os acidentes relacionados ao trânsito de veículos a motor responsável por 43.664 mortes. Essas fatalidades feito um aumento de 24,4 por cento de todas as mortes por lesões em 2006. Junto com o envenenamento, armas de fogo e quedas, mortes no trânsito foram responsáveis por quase três quartos das mortes relacionadas com a lesão. Entre as causas principais - álcool, motoristas adolescentes e excesso de velocidade. Álcool
David J. Hanson, Ph.D., professor da Universidade de Potsdam escreve que nem sempre é o caso de que os acidentes de trânsito relacionados ao álcool são causadas pelo álcool e que o número exato é desconhecido . Existem evidências de que o álcool afeta negativamente habilidades e embriaguez condução prejudica a performance de condução. Hanson observa que, mesmo quando sóbrio, aqueles que muitas vezes dirigir bêbado - geralmente jovens, homens solteiros com um problema de vício - estão em risco de acidentes de automóveis. Hanson aponta para a evidência, no entanto, que o álcool freqüentemente contribui para os acidentes de trânsito. Um estudo realizado em Monroe County, Nova York, mostrou que os motoristas sóbrios foram responsáveis por acidentes entre 34 e 43 por cento do tempo, enquanto motoristas bêbados foram responsáveis 74-90 por cento do tempo.
Speeding
O Instituto de Seguro para Segurança Rodoviária relatórios que excesso de velocidade contribui para 33 por cento de todas as mortes relacionadas com o tráfego em os EUA Em 2008, acidentes envolvendo excesso de velocidade causou a morte de 11.674 pessoas. Relatórios IIHS que, no mesmo ano, acelerando tidos em cerca de 16 por cento da propriedade de dano apenas acidentes e 19 por cento dos acidentes resultando em ferimentos. IIHS cita um estudo de 2009 que estima 12.545 mortes podem ser atribuídas à 1995 revogação do limite de velocidade nacional. IIHS pesquisa mostra que as mortes de colisão em estradas interestaduais rurais aumentou de 25 a 30 por cento como os estados começaram a elevar os limites de velocidade de 55 a 65 mph em 1987.
Adolescentes
O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia informa que acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre os adolescentes nos relatórios IIHS dos Estados Unidos que, em 2005, um terço de todas as mortes de jovens, com idades entre 16 e 19, são atribuíveis aos acidentes de trânsito. Os adolescentes estão em maior risco de se envolver em um acidente no início da sua carreira de condução. IIHS também afirma que os adolescentes são mais frequentemente a culpa em acidentes do que os outros grupos. Seus acidentes e infrações tendem a ser relacionadas com excesso de velocidade, envolvem dirigir à noite e ocorrer falhas individuais com mais freqüência do que motoristas mais velhos. IIHS avaliou que a imaturidade e inexperiência são as razões por que os adolescentes causam uma quantidade desproporcional de acidentes de trânsito em geral. A Califórnia DMV sugeriu que a distração desempenha um papel tão bem, com 16 e 17 anos, motoristas 3,6 vezes mais probabilidade de falhar ao dirigir com os passageiros.
Geografia
ferimento e morte acontece frequentemente em acidentes urbanos.
IIHS diz que a maioria dos acidentes de trânsito (57 por cento em 2008) ocorrem em áreas rurais. Ferimentos e morte, no entanto, é mais provável em acidentes urbanos. Em 2008, 72 por cento das mortes de pedestres ocorreram em áreas urbanas. Cerca de metade de todos os acidentes de trânsito urbano acontecem em cruzamentos. Excesso de velocidade, corrida de luz vermelha, passando por sinais de parada e traseira terminando um veículo são as causas mais comuns de acidentes de trânsito na América urbana.