Aprender a dirigir um carro de padrão-shift é um desafio. Ao contrário de um carro de mudança automática, dirigindo o carro padrão de deslocamento requer o uso de ambos os pés em conjunto com a mão direita a mudar. É preciso prática para uma transição suave de um equipamento para o outro, e vice-versa, sem moer as engrenagens ou de avaria do motor. No entanto, com um pouco de prática, você pode estar mudando as marchas como Danica Patrick em nenhum momento. Instruções
1
Sentado no carro não começadas, pressione o pedal da embreagem com o pé esquerdo, enquanto empurrando o pedal do freio com o pé direito. Verifique se o seu shifter para ter certeza de que está em ponto morto. Em ponto morto, o câmbio se move livremente de um lado para outro. Ligue o motor. O pé esquerdo deve ser usado apenas para empurrar o pedal de embreagem (pedal à esquerda), nunca o pedal do freio. O pé direito será utilizado para operar o freio e pedais de gás.
2
Com seu pé ainda pressionando a embreagem, mova a alavanca para a posição inversa (marcado com um "R" no shifter) usando sua mão direita, e, em seguida, soltar o freio de estacionamento. Para voltar de um lugar de estacionamento, solte lentamente o pedal da embreagem, ao mesmo tempo aumentando a pressão sobre o pedal do acelerador. O carro vai começar a se mover como o pedal de embreagem. Se o motor parar, tentar novamente e adicionar mais pedal do acelerador. Continue tentando até que você pode facilmente soltar o pedal da embreagem enquanto empurra o pedal do acelerador com mais força. Quando feito corretamente, o motor não vai parar ou trabalho excessivo.
3
Para parar, retire o pé do acelerador e pressione o pedal da embreagem até o fim. Aplique o pedal do freio com o pé direito para parar o carro sem parar o motor. Se o seu pé não está na embreagem quando parar, o carro vai tremer e parar a menos que tenha o câmbio em ponto morto. Depois de parar, mova a alavanca de câmbio em primeira marcha com a mão direita. Mais uma vez, aplique o pedal do acelerador ao liberar o pedal da embreagem para avançar. Deslocar o shifter em segunda marcha, empurrando o pedal da embreagem ao liberar o pedal do acelerador e movendo a alavanca para a segunda marcha. Repita esta sequência para os demais engrenagens.
4
O momento certo para mudar de marcha varia de acordo com o projeto do motor. Alguns veículos são equipados com um leve desvio que diz ao motorista quando mudar para a próxima marcha superior. No entanto, uma boa maneira de determinar quando a mudança é a sensação do motor. Quando o motor parece parar de acelerar o carro, mudar para a próxima marcha. Com a prática, você vai começar uma sensação para o carro e saber quando mudar. A maioria dos carros será deslocado para a próxima marcha entre 3.000 e 4.000 rpm em aceleração forte. O objetivo é deslocar a um ponto que cai a rotação do motor na faixa de potência para a próxima marcha. A maioria dos carros tem forte aceleração a partir de 2.000 rpm a 5.000 rpm, mas a economia de combustível será maximizada, mantendo-as mais baixas rotações possíveis. Isso é fácil de monitorar em carros equipados com tacômetros RPM de medição.
5
Pressione o pedal da embreagem e solte o pedal do acelerador. Aplique o freio para parar. Com a embreagem ainda para baixo, mude o câmbio em primeira marcha, enquanto em uma parada e começar a seqüência novamente.