Uma vez encontrado apenas em carros de corrida de alto desempenho e, o tacômetro está a fazer o seu caminho em veículos mais comuns, incluindo a minivan da mamãe. Muitos motorista está confuso sobre esse indicador extra, mas tem alguns usos práticos. O tacômetro indica a velocidade do motor em rpm. Sabendo que a velocidade do motor pode ajudá-lo a ser um motorista mais suave, e tirar o máximo proveito do seu veículo. Maximize Potência
Seu motor tem uma faixa de rpm onde atua em sua potência máxima. Isso geralmente não é divulgado com as informações do veículo, mas você pode começar uma sensação para esta faixa, também chamada de banda de energia, como você dirige e sentir o quão bem o veículo se move a velocidades diferentes do motor. Se você monitorar isso, você pode cronometrar seus turnos para que o motor está sempre operando na faixa ideal para a saída de mais poder.
Maximizar a economia de combustível
Você pode usar o tacômetro para ajudar a maximizar a economia de combustível. Como você operar seu veículo, uma atenção especial à extremidade inferior da faixa de potência. Você quer manter sua rotação do motor a mais baixa possível, enquanto a produção de energia suave. Por exemplo, se você perceber que seu motor produz potência máxima entre 1.200 rpm e 2.300 rpm, para tentar organizar o seu deslocamento e padrões de condução para manter o motor mais próximo a 1.200 rpm quanto possível em todos os momentos. Caindo para baixo pode fazer com que o mecanismo de arrastar, o trabalho mais difícil e causando maior consumo de combustível.
Evitando rotação excessiva do motor
maioria dos tacômetros indicar uma zona vermelha. Se você operar o motor com o tacômetro nessa faixa por muito tempo, você pode danificar o seu motor. Ao conduzir uma transmissão manual e precisando de aceleração máxima, você pode querer mudar para uma marcha mais alta, assim como o conta-rotações se aproxima da zona vermelha.
Downshifts suaves
Você pode usar um tacômetro para downshift seu veículo de forma mais suave. Como você desacelerar, empurrar a embreagem para a redução. Quando você soltar a embreagem, continue empurrando o pedal do freio com o calcanhar, e usar o dedo do seu pé direito para aumentar a rotação do motor com o pedal do acelerador por cerca de 1.500 rpm. Quando você completar a sua redução de marcha e soltar a embreagem, a velocidade do motor irá se aproximam da velocidade da roda correto, tornando a mudança muito mais suave. Você pode melhorar a lisura deste procedimento como você pratica.
Towing
reboque é um uso de alto desempenho de seu veículo, e muitas vezes exige que você conduza de forma diferente para maximizar a potência e suavidade. Geralmente, você deve utilizar o seu veículo no ponto mais alto da sua faixa de potência quando o reboque para evitar arrastar com a carga mais pesada. O tacômetro irá ajudá-lo a ficar dentro da faixa de poder e dar-lhe mais controle sobre seu veículo e da carga.
Automatic Transmission
Um tacômetro é usado com menos frequência em um veículo com transmissão automática, mas ainda tem seu lugar. Transmissões automáticas mais modernas são calibrados com padrões de deslocamento eletrônicos projetados para maximizar a economia de combustível. Mas eles ainda podem ainda ser downshifted manualmente, o que pode permitir-lhe uma vantagem de desempenho quando você precisar dele para manobras rápidas na estrada, ou para o reboque.
Diagnóstico
Particularmente com problemas de vibração e dirigibilidade, o técnico pode precisar de saber exatamente quando o problema ocorre. Usando o seu tacômetro, você pode dizer que o técnico se o problema ocorre em uma determinada velocidade do motor. Esta informação pode ser útil como ele diagnostica preocupações com o seu veículo.