triste fato da vida:? Uma pergunta simples de um engenheiro de chassis, e você está quase certo para obter uma resposta de 20 minutos que ainda não lhe diz o que você queria saber . Mas não culpo o engenheiro. Há muitos fatores envolvidos na resposta a algumas das perguntas mais simples que quase não há maneira de dar um catch-all resposta. Dito isto: sim, atingindo uma lombada em 90 mph é definitivamente vai quebrar alguma coisa. Transferindo energia cinética
Imagine, se quiser, um martelo um prego em uma tábua muito duro. Como a cabeça do martelo entra em contato com a cabeça do prego, ele transmite toda a sua cinética - movimento - energia para o prego. Leis do estado de movimento de Newton, que, enquanto o martelo não recuperar-se, a unha vai para baixo na placa. Agora imagine esse pedaço de madeira como sendo muito flexível, como a 10 metros de comprimento, dois-por-quatro apoiada apenas em suas extremidades por um par de cavalos de serra. Agora, você encontrá-lo quase impossível de dirigir que prego bem no meio da madeira, pois a madeira em si vai se curvar para absorver a energia do impacto do martelo. Para estender esta metáfora: a madeira é a suspensão e chassis do seu carro, o prego é o seu pneu ea lombada é o martelo
absorção da energia cinética
Embora ninguém. com experiência em carpintaria pode se relacionar com o exemplo acima, os princípios por trás dele ter algum exame. A força é igual massa vezes a aceleração, ou neste caso, a desaceleração. A aceleração é uma mudança na velocidade medida ao longo do tempo, se algo acelera ou desacelera mais rápido do que qualquer outra coisa, ele está acelerando ou desacelerando mais rápido. A unha vai para a prancha rígida facilmente porque toda a energia do martelo se manifesta sobre a unha em cerca de 0,001 segundos. A placa flexível que reduz a transferência de energia para baixo talvez 0,50 segundos, o que resulta em um valor aproximado de 50-a-1 redução na força transmitida. O mesmo vale para o seu pneu bater uma lombada.
Variáveis Dinâmicas
Uma série de coisas que afetam o modo como o carro reage a velocidade solavancos. O primeiro e provavelmente o mais importante é a massa do veículo. Um carro mais pesado é como um martelo maior, armazenando mais energia cinética e resistindo a repercussão quando ele atinge o lombada. A velocidade é a segunda variável crucial; ficar indo rápido o suficiente - digamos, mach três - e até mesmo bater uma pedra na estrada vai rasgar a sua suspensão em pedaços. A mesma lombada que apenas acenar com a cabeça a 3 mph poderia facilmente enviar sua suspensão dianteira através do firewall em 60 mph. Então, você tem mola do carro e amortecedores, o mais difícil que eles são, mais rápido a desaceleração ea mais efeito sobre o chassis. Finalmente, uma roda /pneu /suspensão combinação muito pesado irá agir diretamente sobre os componentes de alinhamento, a transferência de uma força depende dos fatores acima.
Danos por Un-Sprung Mass
rodas e pneus do seu carro compreendem a sua massa não suspensa, ou massa não é suportado pelas molas. Esta é a massa que entra em contato direto com a estrada, e que desempenha um papel importante na determinação de como uma colisão irá afetar o seu alinhamento. Molas mais macias vai diminuir desaceleração e força transmitida, mas isso só ajuda até certo ponto quando você está falando sobre a massa não suspensas. A suspensão muito dura não permitiria que a massa não suspensas para acumular energia cinética muito, porque a maioria dos que iria transferir diretamente ao chassi. Então, supondo que a suspensão sobreviveu ao impacto inicial, uma suspensão mais rígida iria impedir dano que ocorre a partir de recuperação rápida da suspensão. Carros diferentes usam diferentes métodos de ajuste de suspensão, e alguns são mais propensas a danos durante o evento rebote do que durante o impacto inicial. Isso faz sentido quando se considera que as suspensões de veículos são projetados para lidar com o estresse mais para cima do que para baixo.
O que se resume a
Quanto mais pesado o seu carro e quanto mais rápido você bateu a colisão, mais energia você está transferindo para a suspensão e mais provável que você se quebrar alguma coisa ou jogá-lo fora do alinhamento. Isso é uma verdade universal, independentemente do carro. Reduzir a massa não suspensa, com mais leves rodas, pneus, suspensão e componentes de freio permitirá que seus molas para absorver o impacto sem colocar tensão indevida sobre a suspensão. Pneus maiores, com laterais mais altas e pressões de ar inferiores irá ajudar a reduzir o estresse impacto, absorvendo um pouco dele antes que ele nunca fica com a suspensão, mas sempre há um trade-off entre o tamanho dos pneus e do peso do pneu. Molas mais suaves pode fazer a suspensão mais propensos a sair do alinhamento se a massa não suspensa é alto e que a suspensão especial, é suscetível a recuperar os danos, mas, em sua maior parte, eles só podem estar a ajudar a maioria das aplicações.