Biocombustíveis são colhidas a partir de materiais orgânicos de origem vegetal ou animal. Embora todos os gases combustíveis, incluindo, derivados de materiais biológicos não fósseis pode ser classificada como biocombustíveis, o termo é vulgarmente usado para os biocombustíveis líquidos que são usados nos automóveis. Esses biocombustíveis incluem etanol, também conhecido como álcool etílico, e o biodiesel, que é feita de ésteres de ácidos gordos. Os biocombustíveis são misturados com gasolina ou diesel para tornar os veículos amigos do ambiente e melhorar o desempenho do motor. Etanol
O etanol é produzido a partir de culturas agrícolas como milho e cana de açúcar através da fermentação, o processo químico que também nos dá o pão eo vinho. Como a fermentação do açúcar ou de amido (em culturas), na presença de levedura e água dá uma mistura de etanol e água, mediante a apresentação, o etanol tem de ser separado da água por destilação. Este processo de purificação é responsável pelo alto custo do etanol puro.
Biodiesel
Biodiesel é preparado a partir de óleo vegetal ou animal através de uma reação conhecida como transesterificação. Quando o óleo (triglicérido) é misturada com um álcool e um catalisador, num reactor, uma mistura de ésteres de ácidos gordos (biodiesel) e glicerol é produzido. De glicerina e outros resíduos têm de ser separados da mistura para se obter o biodiesel utilizável. A soja é a principal matéria-prima usada nos Estados Unidos para a produção de biodiesel.
Biocombustíveis Blends
Nos Estados Unidos, E10 (gasolina com álcool), uma mistura de 10% (em volume) de etanol com 90% de gasolina, está disponível para uso em automóveis e caminhões leves. E85, que tem 85% de etanol, está disponível para os veículos flex. A quantidade de biodiesel no popular biodiesel-diesel combina varia entre 2% e 20%.
Fotossíntese
Em geral, é a energia do sol que, eventualmente, empregam como os biocombustíveis. Plantas consomem energia da luz do sol e de dióxido de carbono e água a partir do meio ambiente para a fabricação de glicose. Esta glicose, em seguida, é convertido em açúcares e óleos (em culturas) que nos dão biocombustíveis.
Os futuros
cientistas vêm tentando obter biocombustíveis a partir de fontes não-comestíveis . Se a energia da celulose das plantas, resíduos industriais e dejetos é utilizado para a execução de nossos carros e caminhões, não só o mundo tornar-se mais limpo, mas a comida em si vai ser salvo de se tornar uma importante fonte de energia. Nesse sentido, a pesquisa está em andamento para fazer as algas a fonte primária de futuro biocombustível. Embora os biocombustíveis são fontes de energias renováveis e, portanto, desejável, que pode levar anos para substituir os combustíveis convencionais.