Petróleo tem sido uma das fontes mais utilizadas de energia. Outras fontes de energia que se tornaram populares, devido a preocupações ambientais, incluem, energia solar e água vento. Uma alternativa para todas essas fontes é hidrogénio, mas as células de combustível de hidrogénio não são sem preocupações. Inflamabilidade
hidrogênio, como a gasolina, é inflamável. Ele queima facilmente e inflama extremamente rápido. Alguns críticos de células de combustível de hidrogênio argumentar que o risco de queimaduras ou de morte é grande demais para considerar o uso de células de combustível de hidrogênio. Os defensores, no entanto, apontam que o hidrogênio, se o faz escapar, dispersa-se e saiu para o ar. Se comporta da forma de hidrogênio, portanto, torna incêndios sofridos e lesões menos provável, apesar de não descartar a possibilidade de que eles podem ocorrer.
Asfixia
Ao contrário de outros combustíveis como gasolina, hidrogênio não pode ser detectado por meio dos sentidos da visão ou cheiro quando ele está em forma gasosa. É tanto inodoro e insípido, e que a chama aparece mais como uma miragem do que como uma onda de cor brilhante. Isso significa que ele pode ser muito difícil dizer se a célula de combustível está vazando gás hidrogênio. Sem a capacidade de detectar o vazamento, as pessoas correm o risco de asfixia, mesmo que o hidrogênio não está queimando.
Pressão
hidrogênio células de combustível de hidrogênio lugar gás sob enorme pressão. Se a célula vier a falhar, a quantidade de pressão exercida para fora pode causar ferimentos graves. Isto (uma explosão), além da preocupação de queimaduras, é a preocupação mais importante de críticos.
Frostbite
células a combustível de hidrogênio exigem temperaturas extremamente baixas para manter a hidrogênio sob controle. Estas baixas temperaturas adicionar o risco de outro tipo de queimadura --- congelamento. Exposição às baixas temperaturas pode danificar tecidos sensíveis tão facilmente como a temperatura da queima do hidrogênio.
Choque
células a combustível de hidrogênio elétricos trabalhar manipulando o fluxo de elétrons entre átomos. Isto significa que sempre envolve o fluxo de electricidade a um certo grau. A própria natureza da célula de combustível de hidrogênio envolve, assim, o risco de choque elétrico. Por fim leve, um choque pode ser mal notou, mas no final grave, um indivíduo pode enfrentar uma parada cardíaca e morte.
Considerações
Apesar dos perigos associados com células de combustível de hidrogênio, permanece o fato de que o hidrogênio pode ser uma fonte ambientalmente amigável (embora caro) de potência. A lista de riscos não é tão grande que é mais perigosa que os outros combustíveis, e, em alguns testes mostraram, na verdade, ser mais segura do que os combustíveis de carbono, tais como gasolina. Como os recursos de energia, como o petróleo se tornar escasso, pode ser necessário usar a célula de combustível de hidrogênio em quantidades cada vez maiores se outras fontes de energia não pode ser utilizado.