O etanol é um dos biocombustíveis mais comuns (combustíveis líquidos feitos a partir de plantas) usados em todo o mundo. O etanol pode ser usado como uma alternativa independente à gasolina ou pode ser misturado com o combustível fóssil em qualquer proporção. Ele está ganhando reconhecimento como uma alternativa potencialmente mais limpa, renovável e produzido internamente aos combustíveis fósseis para o transporte. Cana de açúcar e milho são as duas culturas que são geralmente usados para a produção de etanol. Produção
açúcar é dissolvido de cana ou convertidos a partir de culturas em amido, como milho, trigo e cevada. Na próxima etapa, o açúcar é fermentado com levedura. Isto produz etanol e dióxido de carbono. A fim de tornar o etanol utilizável como combustível, o produto resultante é então destilado para se concentrar o etanol a 99,7 por cento de pureza.
Diferentes Formas
Actualmente, o etanol é utilizados em veículos, em três concentrações diferentes. O etanol puro pode ser utilizado apenas em motores especialmente modificados. E10 é uma mistura composta de 10 por cento de etanol com a gasolina regular. Esta combinação pode ser utilizado em qualquer veículo movido a gás. E85 é uma combinação de 85 por cento de etanol e 15 por cento de gasolina. Um motor padrão pode ser modificado para funcionar com E85. Os veículos flex que estão ganhando popularidade crescente utilização E85 como combustível.
Benefícios
o etanol é uma fonte de energia renovável. Em contraste com o petróleo - base de combustíveis fósseis que são finitas (recursos limitados) e difícil de extrair, o etanol pode ser produzido sem muita dificuldade. Além disso, ao contrário dos combustíveis à base de petróleo, o etanol tem menos emissões de gases de efeito estufa. Além disso, para os países, tais como os EUA, que possuem grandes quantidades de terra capaz de crescer a matéria-prima necessária para a produção de etanol em massa, esta pode ser uma alternativa viável. O etanol também pode reduzir a nossa dependência do petróleo.
Desvantagens
Embora este combustível alternativo é mais limpo do que os combustíveis fósseis, o etanol queima provoca emissões de dióxido de carbono. Além disso, apesar dos subsídios, o etanol é um custo de produção extremamente dispendioso fuel.The de etanol é mais elevada do que a da gasolina. Uma das maiores desvantagens é a falta de infra-estrutura de entrega E85 disponível (por causa de seu alto teor de álcool, o etanol não pode ser transportado através da oleodutos e gasodutos existente). Assim, ele tem que ser enviados para destinos através vagão ou caminhão que aumenta o custo de entrega. Proprietários de postos de serviços não têm nenhum incentivo para se tornar compatível com E85, devido à necessidade de instalação de equipamentos caros. Além disso, não há nenhuma demanda do consumidor significativo para combustível E85.
Futuro
etanol à base de milho está sendo considerado como uma das causas para o aumento do custo dos alimentos . De acordo com o editorial do Wall Street Journal publicado em 7 de maio de 2008, os biocombustíveis são responsáveis pelo aumento dos preços de grãos e soja. Como resultado, o artigo afirma, milho deve ser utilizada principalmente para a produção de alimentos, e não para a produção do etanol. Para superar este problema, a tecnologia precisa ser desenvolvida para produzir etanol a partir de plantas de celulose, como gramíneas e palha, cana de açúcar, e até mesmo resíduos agrícolas.