Devido ao alto custo da energia, e com a crescente preocupação do aquecimento global, um novo esforço começou a encontrar fontes de energia que são baratos e não prejudicar o meio ambiente. Fontes alternativas de energia, como a energia solar, energia eólica e hidráulica são todos eficazes em suas próprias maneiras, mas eles não são viáveis como fonte de energia para o transporte de veículos. Uma fonte que está atraindo o interesse para isso é o hidrogênio. O hidrogênio é um combustível extremamente de queima limpa, e é também o elemento mais abundante no universo. Ele tem algumas desvantagens, no entanto. Materiais
Um problema com o desenvolvimento de células de combustível de hidrogénio como uma fonte viável de combustível é uma falta de material. Os motores elétricos que dirigem carros de célula de combustível são construídos com cobre, mas não há uma grande quantidade de cobre suficiente para permitir a produção em massa em larga escala destes motores. Em termos de desempenho, alumínio realiza quase tão bem quanto o cobre, mas ocupa muito espaço no interior do motor para que ele seja um substituto viável. E células de combustível começar a se desgastar depois de cerca de 1.500 horas de uso, por isso a cada 50,000-75,000 quilômetros, você teria que substituir o seu sistema.
Armazenamento e segurança
hidrogénio, que é o elemento mais leve, mais abundantes no universo, também tem a densidade mais baixa de qualquer elemento no universo. Para o hidrogênio para ser armazenado de forma eficiente, eficaz, ele precisa ser armazenado sob pressão ou mantido a uma temperatura fria o suficiente para que ele se transforma em um líquido. O hidrogênio também é extremamente inflamável e queima com uma chama azul-claro que é quase invisível. A coisa boa sobre a baixa densidade de hidrogênio, porém, é que, se ele vaza, ele rapidamente se difunde para o ar - ao contrário da gasolina, que vai formar uma piscina no local do vazamento
Custo
Enquanto o hidrogênio é a substância mais abundante no universo, ele nunca é encontrado sozinho - ele está sempre ligado com outro elemento, como oxigênio ou dióxido de carbono, por isso precisa ser separado. As células de combustível em si são simples de construir, para que pudessem ser produzidos em massa barata, mas até agora, não houve demanda suficiente para abrir instalações de produção em larga escala, de modo que eles são bastante caros.
Distribuição
Outra desvantagem é o fato de que um inteiramente novo sistema de distribuição de veículos movidos a hidrogênio que precisa ser construído, semelhante ao sistema que as empresas petrolíferas têm construído para distribuir gasolina. Levaria pelo menos 15 anos para construir a infra-estrutura para este sistema de distribuição, a um custo de centenas de milhões, ou até bilhões, de dólares.