O biodiesel é uma alternativa para combustível diesel, que é feito a partir de óleos naturais. Estes incluem óleos vegetais, tais como óleo de canola, óleo de algodão e de soja, gorduras animais, como a banha de porco e gordura de carne processados, e reciclado, óleos de cozinha tais como gordura amarela. Segundo a Administração de Informação de Energia, o biodiesel é uma fonte de energia renovável e é menos prejudicial ao meio ambiente em comparação com o diesel derivado do petróleo. No entanto, a produção é consideravelmente mais caro, e a sua utilização comercial (tais como em motores, caldeiras e como um agente de limpeza) é limitado. Motores
um número de máquinas funcionam com motores de combustão interna a diesel, que usam uma chama de compressão para inflamar o combustível. Estes incluem carros, caminhões, tratores e trens. Segundo a Administração de Informação de Energia, alimentando os motores diesel com biodiesel tem suas vantagens e as suas desvantagens. Uma vantagem é a redução da poluição atmosférica. De acordo com o EIA, o biodiesel contém cerca de 10 por cento de oxigênio, o que ajuda a queima de combustível mais completa em comparação com o diesel tradicional. Isso se traduz em menos emissões de material particulado, monóxido de carbono e hidrocarbonetos. No entanto, a desvantagem é que a queima de biodiesel em motores aumenta as emissões de óxido de nitrogênio. Além disso, ele tende a soltar-se depósitos de petróleo dentro de tanques de combustível, o que pode causar entupimento nos filtros de motor e linhas de combustível.
Caldeiras
indivíduos e as indústrias geralmente usam diesel caldeiras de potência para aquecer casas, piscinas e edifícios, assim como para esterilizar equipamentos e gerar calor para outras aplicações industriais. Eles trabalham com a queima de combustível e aquecimento de líquidos (geralmente água) em recipientes fechados. De acordo com o Laboratório Nacional de Energia Renovável, biodiesel é raramente usado em caldeiras, em sua forma pura, mas em vez disso é combinado com o diesel tradicional, de modo que torna-se em torno de 20 por cento do combustível total. Adição de biodiesel ao diesel caldeiras regulares tem sido mostrado para reduzir o dióxido de enxofre e óxidos de azoto. De acordo com NREL, caldeiras de queima de biodiesel com uma forma aberta, em oposição a comprimidos, chama, que é o que os motores de usar. Isso explica a discrepância entre o motor e as emissões de caldeiras.
Detergente
Segundo gas2.org, algumas organizações ambientais utilizar biodiesel como um agente de limpeza derramamentos de óleo. O biodiesel provoca petróleo bruto para coagular, o que torna mais fácil para pegar. Além disso, você pode usar o biodiesel como solvente para a limpeza de graxa ferramentas, correntes de bicicletas, peças de máquinas e outros objetos metálicos, de acordo com NREL. Também é eficaz em tintas e resíduos deixados por colas e fitas adesivas remoção.