O biodiesel Produção Informação
biodiesel é feito utilizando um processo chamado transesterificação para converter óleo vegetal ou gorduras de origem animal em combustível que pode ser utilizado em motores diesel. O óleo vegetal é o mais frequentemente utilizado, e toda a gordura é chamado um triglicerídeo, um ácido gordo de cadeia longa, combinado com uma molécula de glicerol. Base de transesterificação catalisada é o método mais comumente usado de fazer biodiesel. Ela envolve a utilização de um álcool, na presença de um catalisador para remover a molécula de glicerol, deixando somente o ácido gordo de cadeia, que é o biodiesel. Álcool
Um álcool é necessário para retirar a molécula de glicerol a partir de triglicéridos, deixando para trás um éster de álcool. O metanol eo etanol são usados mais vulgarmente neste processo. O metanol produz um éster metílico, e etanol produz uma mistura de acetato-éster. Qualquer um vai criar um produto final de biodiesel.
Catalisador
Um catalisador ajuda a reação ocorrer sem realmente ser parte da reação. No caso do biodiesel, um catalisador alcalino é necessário para a reacção entre o álcool e o triglicérido a ter lugar. O catalisador mais comum utilizado em reacções de biodiesel é lixívia sob a forma de hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio. O hidróxido de potássio é melhor utilizada com etanol, mas qualquer um pode ser usado com metanol. O catalisador é primeiro misturado com o álcool para criar metóxido. Este é então misturado com o óleo vegetal.
Reação
óleo de cozinha usado até mesmo pode ser convertido em biodiesel. Ela deve ser filtrada para remover partículas, e toda a água nela tem de ser fervida. Em seguida, ele pode ser misturado com o metóxido de provocar o processo de transesterificação. Depois de misturar o óleo de cozinha, ou triglicéridos com o metóxido e permitindo tempo suficiente para que a reacção ocorra, o biodiesel separar visivelmente do glicerol. O glicerol é mais pesado e vai afundar para o fundo. Após a separação, ele pode ser vendido separadamente para diferentes fins, incluindo a fabricação de sabão de glicerina.
Lavar
excesso de álcool geralmente é usado durante a reação para garantir que tudo reage totalmente . Depois que o biodiesel é feito, ele passa por um processo de destilação para remover o excesso de álcool. O biodiesel também será lavado em água para remover o excesso de subprodutos, como a glicerina.
Testes de qualidade
Testando a qualidade do combustível biodiesel é importante para determinar se a reação ocorreu corretamente, e se você deve usá-lo em seu veículo. Este teste é feito geralmente através da mistura do biodiesel com água e garantindo que separa claramente a partir da água, após decantação. Se ele permanece misturado em uma mousse amarelada, não é combustível de boa qualidade, e a reacção deveria ser repetida. Depois de testar a qualidade do óleo, o bom combustível pode ser usado em qualquer motor a diesel para produzir uma alternativa limpa de energia à base de petróleo.