E85 é uma forma de combustível para automóveis constituído por 85 por cento de etanol e 15 por cento de gasolina convencional. Enquanto a gasolina convencional, é um derivado de petróleo refinado, a maioria dos tipos de etanol produzido a partir de milho. E85 só pode ser usado em vários tipos de motores especiais, chamados motores "flexível de combustível", concebidos para funcionar com etanol e gasolina. História
O uso do etanol para alimentar os motores de carros datas do início do século 20. No entanto, os veículos flex ganhou ampla utilização apenas na década de 1990. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, em julho de 2009, mais de 1.950 postos de gasolina oferecida E85, e mais de 7 milhões de veículos flex estavam na estrada.
Características
Embora E85 é menos eficiente do que a gasolina em termos de quilometragem, ele emite menos gases de efeito estufa e tem uma octanagem superior. O seu desempenho em motores de combustível flexível é comparável à gasolina, de acordo com Edmunds. O preço do E85 varia de acordo com o preço do milho
Significado
E85 está sendo produzido como uma resposta a duas questões principais:. Independência energética e climática mudar. Porque os Estados Unidos consomem mais petróleo do que produz, deve importar petróleo, muitas vezes com um grande custo político e econômico. A produção de etanol proporciona ao país uma alternativa para isso.
Em segundo lugar, a queima do etanol produz menos emissões de carbono do que a queima de gasolina convencional, sugerindo que seu uso pode ajudar a mudar o clima lento.
Equívocos
Embora o etanol tem sido usado como combustível para veículos quase desde a invenção do automóvel - de Henry Ford Modelo T correu em etanol - E85 não pode ser usado em motores convencionais, mesmo por curtos períodos de tempo, sem danificar severamente.
E embora E85 é comumente apresentado como um meio de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, sua contribuição para as mudanças climáticas é incerta. Embora um motor E85 queima produz menos emissões de carbono do que um motor convencional a gasolina de queima faz, os benefícios são menos claras quando o carbono liberado na produção de etanol é considerada.
Potencial
Embora E85 ainda não está disponível em muitas partes dos Estados Unidos, as preocupações com as mudanças climáticas sugerem que a sua adoção vai se tornar mais generalizada. Para aumentar a independência energética e reduzir a liberação de gases de efeito estufa, muitos governos estão aprovando leis obrigando a produção de etanol. A independência energética e Security Act de 2007, assinado em lei federal dos EUA em 2007, determina que 36 bilhões de galões de biocombustíveis, incluindo o etanol ser produzido em 2022.