O gás liquefeito de petróleo (GLP), um subproduto do refino de petróleo, é composto por diferentes porcentagens de butano e propano. Porque o propano tem um poder calorífico elevado e podem ser comprimidos para uma 250 do seu volume original, o GLP-base propano pode ser usado como um combustível alternativo. Enquanto a infra-estrutura para a distribuição de GLP é pequeno comparado com o da gasolina, existem várias vantagens inerentes à utilização de propano como um combustível, e vários fabricantes de automóveis têm veículos capazes de funcionar em ambos os gases convencionais e com base em GLP propano. Custo
propano é muito barato em comparação com a gasolina. Por um lado, vários países impõem pesados impostos sobre a gasolina para compensar suas características poluentes, e por outro lado, a alta disponibilidade e relativamente baixa demanda por GLP conduzir os seus custos para baixo. Além disso, os custos de produção reais de GLP são muito mais baixos do que os de gasolina, tal como o processo de extracção e refinação é mais simples e requer menos aditivos. Por milha, você está disposto a gastar a metade (ou menos) a GPL como você faz na gasolina.
Auto-suficiência energética
A descoberta de um grande 2009 campos de gás natural em Louisiana, Texas, Arkansas e Pensilvânia levantou a possibilidade de que os veículos movidos a gás propano poderia tornar-se um passo crucial em direção a auto-suficiência energética. Segundo estimativas conservadoras, os campos de armazenar 200 trilhões de pés cúbicos de gás natural, o equivalente a 33 bilhões de barris de petróleo. Europa é igualmente auto-suficiente em GLP, para uma migração de veículos a gasolina iria diminuir a dependência ocidental em campos de petróleo, algumas das quais são controladas por regimes hostis.
Redução de Emissões de Dióxido de Carbono
Embora propano ainda é derivada de combustíveis fósseis, e irá liberar alguns gases de efeito estufa na atmosfera, ela queima mais limpa que a gasolina. Mesmo após a contabilização de seu pouco pior consumo de combustível, os carros movidos a GLP emite 20 por cento menos dióxido de carbono por quilômetro do que os seus homólogos a gasolina.
Redução da poluição e toxicidade
Mesmo se uma redução de 20 por cento nas emissões de dióxido de carbono pode não parecer muito significativa, o uso do GLP tem muitas outras vantagens ambientais sobre veículos movidos a gás. O chumbo e benzina adicionado à gasolina libertação muitos compostos tóxicos e cancerígenos após a combustão, enquanto que o dióxido de enxofre e de azoto que são também libertados pela gasolina pode levar a chuva ácida. Porque LPG pode queimar naturalmente, sem a necessidade de quaisquer aditivos, queima muito mais limpa, liberando praticamente sem subprodutos, além de dióxido de carbono.
Motor Simpatia
Alguns dos subprodutos de combustão de gasolina são prejudiciais para o meio ambiente, outros ao próprio motor. Produtos de combustão ácidos pode aumentar a erosão e desgaste interno. Os ácidos e os depósitos de carbono também irá deteriorar-se o óleo do motor, aumentando a produção de lamas de óleo. A vida útil de um veículo pode ser significativamente ampliado, passando para a GLP. Por exemplo, a vida útil dos sistemas de escape tenha sido provado ser prorrogado por 300 por cento.