Os combustíveis fósseis são a principal fonte de energia para usinas de energia, aquecimento doméstico e automóveis. Carvão, um combustível fóssil comum, tem sido usado desde os tempos antigos. Desde o início de 1900 os combustíveis fósseis, petróleo e gás natural ganharam notoriedade, principalmente para aquecimento doméstico e combustível automóvel. Além desses combustíveis conhecidos, outros combustíveis fósseis incluem o óleo pesado e areias betuminosas, que não estão atualmente em uso de largura. Na década de 1990 e início de 2000 os cientistas e os políticos começaram a falar sobre a possibilidade de uma crise iminente, a menos de combustível foram desenvolvidas outras fontes de energia. Carvão
O carvão é uma rocha sedimentar que é negro e muitas vezes brilhante na natureza, e é composto principalmente de carbono e variações de chamadas hidrocarbonetos de carbono. É o combustível fóssil mais abundante e tem sido usado por mais tempo historicamente. Há evidências de que o carvão foi usado na Europa tão cedo quanto 1000 aC. Usos modernos de carvão são mais comumente usinas de energia e de produção de aço. Muitas vezes subprodutos de carvão são usados na produção de fertilizantes ou plásticos.
Petroleum
Petroleum é refinado para criar diversos tipos de combustíveis. Através de diferentes processos, torna-se gasolina para os carros, querosene de aviação, óleo diesel, óleo combustível, querosene e muito mais. Em 2009, os EUA sozinhos consumidos 18,771 milhões de barris de petróleo por dia, em média, e nesse mesmo ano mais da metade do petróleo usado em os EUA foi importado. O maior exportador de petróleo para os EUA em 2009, foi o Canadá. Os cientistas acreditam que quase todos os subproduto da queima de derivados de petróleo é prejudicial ao meio ambiente ou afeta o aquecimento global.
Natural Gas
Em 2009, cerca de um quarto de energia utilizada em os EUA vieram a partir do gás natural. O gás natural tem vindo a desenvolver ao longo de milhões de anos na crosta terrestre, assim como o petróleo. O gás natural, no entanto, é composta principalmente de metano, um hidrocarboneto simples. O metano é um gás de estufa extremamente potente, e escapa naturalmente de minas e poços de petróleo, mas em muitas aplicações de queima de metano é mais limpo do que os produtos de petróleo. O gás natural é utilizado na indústria e para aquecer as casas.
Petróleo Pesado
óleo pesado é semelhante a petróleo na maquiagem, mas não é tão fácil de extrair e usar, porque ele não flui como o petróleo. Desde o final dos anos 1990, no entanto, os cientistas têm vindo a desenvolver maneiras de usar este combustível fóssil porque não há quase o dobro do óleo pesado presente na crosta terrestre que há petróleo.
Oil Sands
Um tipo de petróleo chamado betume, não tão denso como o óleo pesado, mas mais denso do que o petróleo, misturada com fuligem e outros minerais da areia dos formulários de petróleo. Há vastos depósitos de areias asfálticas no Canadá e na América do Sul, e que eles não foram usados como uma fonte viável de petróleo no passado, uma vez que as companhias de petróleo dos anos 1980 desenvolveram métodos para extrair o betume dos outros minerais. Ambientalistas alertam que estes processos são extremamente destrutivo para o ambiente e emitem gases de efeito estufa. Em 2008, cerca de metade da produção de petróleo do Canadá foi a partir de areias betuminosas.