O hidrogênio líquido é um fluido criogênico com um número de propriedades únicas que o tornam útil em muitas aplicações diferentes. Talvez mais conhecido por seu uso como combustível para o ônibus espacial, mas também tem sido empregado em áreas que vão da indústria automobilística para a fabricação de alimentos e bebidas. Embora requer técnicas especiais de manuseio e precauções de segurança, o uso do hidrogênio líquido está em ascensão em diversos setores da economia. Propriedades
líquido de hidrogênio é um líquido incolor com uma fórmula molecular de H2 e muito baixos pontos de congelamento e ebulição: '434 .45 graus Fahrenheit para o primeiro, e '423 0,17 graus Fahrenheit para o último. Tem uma densidade de 4,23 £ por pé cúbico, e uma gravidade específica de 0,0710, a uma atmosfera de pressão. Hidrogénio líquido é inflamável em uma ampla gama de concentrações, quando difundida no ar, a partir de 4 por cento a 74 por cento. Ele tem uma energia específica maior do que o gás natural ou gasolina, o que torna o trabalho bem como um combustível, apesar de sua baixa densidade significa que devem ser tomadas medidas especiais para concentrá-la.
História
hidrogênio foi descoberto pela primeira vez em meados do século 18, mas não foi liquefeito até a descoberta da refrigeração regenerativa, mais de 100 anos depois. Arrefecimento regenerativo comprime os gases, e permite então que a re-expandir-se e fluir através de um permutador de calor, onde se arrefecer outro gás de entrada. Um físico escocês chamado James Dewar produzido pela primeira vez hidrogênio líquido, em 1898, usando esta técnica, juntamente com garrafas térmicas que ele tinha inventado. Containers com base em seu projeto ainda são usados para armazenar o hidrogênio líquido, hoje, e são comumente referidos como vasos Dewar.
Applications
hidrogênio líquido é usado em uma série de campos diferentes. É talvez o mais comumente conhecido como um combustível de foguete, empregado pela NASA, a Agência Espacial Europeia, e um número de empresas aeroespaciais do setor privado. O hidrogénio é geralmente armazenada sob a forma líquida, como uma maneira de economizar espaço, que é muitas vezes adquiridos desta forma para o uso industrial e depois vaporizada, conforme necessário. O hidrogénio é utilizada no fabrico de produtos farmacêuticos, alimentos e bebidas, metais, electrónica, cerâmicas e uma vasta variedade de outros produtos. Ele pode ser usado como um fluido de arrefecimento, gás veicular, protector e purificador, ou como matéria-prima no fabrico de outros produtos químicos.
Perigos e Precauções
Embora o hidrogénio gás tem baixa toxicidade e sem odor, pode ser perigoso se manuseado incorretamente. O vapor emitido pelo hidrogênio líquido é altamente inflamável, e migra facilmente através de pequenas aberturas. Uma vez que o gás se difunde no ar, que tem uma ampla gama de concentrações em que ele é inflamável e, tipicamente toma muito pouca energia para inflamar. Arde com uma chama quase invisível, uma vez inflamado, o que pode fazer fogueiras mancha mais difícil, e aumentar o risco de queimaduras. Hidrogênio líquido também apresenta considerável risco de queimadura frio, uma vez que o gás atinge temperaturas tão baixas na forma líquida.