Quais são os benefícios de metanol
Metanol - também conhecido como álcool de madeira - é um líquido incolor, volátil luz,,, inflamável usado como anticongelante, solvente, combustível e desnaturante para etanol. Além disso, este álcool é usado para a produção de biodiesel por meio da reacção de transesterificação. Uso de metanol diminuiu drasticamente desde o início da década de 1990 e fabricantes de automóveis já não fabricam veículos que rodam nele. Benefícios
Metanol oferece vários benefícios como combustível alternativo. Em primeiro lugar, o seu custo de produção é relativamente baixo. Há uma abundância de matérias-primas à base de carbono que produzem metanol. Exemplos dessas matérias-primas são o gás natural, carvão e biomassa. Como resultado, o uso de metanol pode auxiliar na redução da dependência dos Estados Unidos em fontes de combustíveis importados. Outros benefícios incluem a redução das emissões, maior desempenho e menor risco de inflamabilidade em relação à gasolina.
Produção
Metanol é o metano, com uma molécula de hidrogênio substituído por um radical hidroxila (OH ). O processo começa quando as reformas de vapor de gás natural para criar um gás de síntese. Em seguida, o gás de síntese é alimentada a um recipiente de reactor. O processo resulta na produção de metanol e vapor de água.
Metanol versus etanol
metanol e etanol são dois álcoois que se complementam. Seu desempenho e as emissões são bastante semelhantes. Ambos os álcoois têm um único ponto de ebulição e um elevado calor latente de vaporização. A economia do metanol são mais favoráveis do que o etanol, o que torna a melhor escolha para a substituição de combustíveis derivados do petróleo.
Desvantagens
O ar-combustível mistura de metanol é mais rica do que a gasolina. Como resultado, um tanque de gasolina leva cerca de 70 por cento mais do que um tanque do mesmo tamanho de metanol. O metanol é também mais corrosivo do que a gasolina. Por conseguinte, todas as partes expostas ao metanol deve ser capaz de suportar a sua capacidade corrosiva. Embora pequenas quantidades são encontradas naturalmente no corpo humano, o metanol é uma substância muito tóxica e pode ser perigoso se ingerido ou inalado.