Madeira gases geradores de trabalho através da conversão de madeira ou outra fibra vegetal em um gás inflamável. Madeira ou outro material de biomassa é aquecida a altas temperaturas num ambiente anaeróbio ou baixo teor de oxigénio de modo a madeira é convertida em um gás pirolítico. O gás quente é filtrada e arrefecida para remover fuligem e água e, em seguida, alimentada a um motor de combustão interna como combustível. Pirólise
a lenha emite gases de hidrocarbonetos.
Usando madeira e outros materiais de biomassa é uma tecnologia antiga. Geradores de gaseificação reduzido madeira e carvão como combustível para iluminação pública e motores estacionários no final do século 19 e os veículos movidos a gás de madeira durante a Segunda Guerra Mundial.
O primeiro passo no processo é o carregamento da câmara de combustão com lascas de madeira ou alguns outros tipos de biomassa e aquecendo-o. Como o calor chega a 450 graus centígrados, gases pirolíticos são liberados e carvão vegetal é formada. No momento em que a madeira é aquecida a 800 graus centígrados, que é quase totalmente transformada em carvão vegetal.
Oxidação
O carvão incandescente é o que produz o gás combustível.
O carvão afunda na segunda câmara do gerador de gás, o forno de oxidação. O ar é arrastado para o forno e o carvão é queimado para fornecer o calor, que queima a madeira na câmara superior e a criação de gases de hidrocarbonetos na câmara inferior. Quando ligado a um motor de combustão interna, o movimento do pistão cria o projecto para alimentar o ar para dentro do sistema.
As queimaduras de carvão vegetal em mais de 2.000 graus centígrados e liberta monóxido de carbono e dióxido de carbono. Durante este tempo, quase todo o oxigénio é queimado e as reacções químicas que ocorrem entre o carbono e oxigénio gerar ainda mais calor. O carvão tornou-se um brilhante hot car.
Redução
A próxima fase do processo de gaseificação é a redução. O carvão incandescente cai através da lareira para a câmara de redução. A câmara de redução se assemelha a uma peneira com furos grandes extras a cinza cai completamente.
Os gases que estão sendo emitidos pelo carvão incandescente são o monóxido de carbono e hidrogênio. São esses gases que vai ser puxado para alimentar o motor de combustão interna. Os gases também pode ser canalizada para longe de um forno para ser queimado para aquecer.
Resfriamento e Filtragem
gás de madeira é uma alternativa de carbono neutro para a gasolina.
Os gases quentes são próxima elaborado para um tipo de refrigerador precipitado onde esfriar e expandir. Isto é importante, porque o gás de arrefecimento irá condensar qualquer vapor de água restante e alcatrão. Os vapores de refrigeração também liberar qualquer cinza fina que pode conter.
Próxima parada para o gás de madeira é um filtro de malha fina onde qualquer última cinzas ou pó é separado. O gás de madeira é então misturado com o ar no carburador do motor e queimado nos cilindros do motor.