Por muitos anos, os preços dos combustíveis a diesel foram inferiores aos da gasolina. No entanto, as mudanças no mercado de combustível ter enviesado esta equação na direcção oposta, resultando em mais do que custa diesel já que a gasolina. Vários fatores levaram a isso, incluindo os impostos federais e estaduais, os novos regulamentos ambientais e aumento da demanda por combustível diesel. Outros fatores que influenciam o preço do diesel são tempo, a demanda sazonal cíclica de certos destilados de petróleo, a capacidade de refino disponível, geografia e outros programas estaduais e federais. Vendas do Estado e Federal Impostos Impostos
Em janeiro de 2009, a Administração de Informação de Energia (EIA) informou que os impostos especiais de consumo federais sobre combustíveis situou-se em 24,4 centavos /galão para diesel e 18,4 cents /galão para gasolina sem chumbo gasolina. Impostos estaduais sobre vendas no diesel em média 21,72 cêntimos /gal e 22,62 cents /galão de gasolina, fazendo com que os impostos combinados para diesel quase 7 centavos mais alto por galão. Além disso, estados como a Califórnia impor outros impostos sobre o combustível diesel, aumentando ainda mais o seu preço para os consumidores. O EIA mantém um site na www.eia.doe.gov. O site oferece uma riqueza de informações adicionais sobre os preços dos combustíveis, os impostos, os programas federais, etc
Novos regulamentos ambientais
novos regulamentos da EPA a obrigatoriedade da utilização de ULSD (Ultra -Low Suphur Diesel) combustível resultou em refinarias sendo forçados a modificar os seus processos que resultaram em maiores preços do diesel. Enquanto as refinarias estavam fazendo essas modificações, a produção de diesel foi temporariamente desligado, resultando em escassez, que também empurrou os preços mais elevados.
Supply and Demand
Novamente, de acordo ao EIA, a maioria das carretas, vans de entrega, ônibus, trens, navios, barcos, agrícola, de construção e veículos militares são movidos por motores a diesel. Como exemplo, em 2007, o combustível diesel representava cerca de 18 por cento do total de produtos refinados, mas de 82 por cento do destilado total consumida nos Estados Unidos. Em linguagem comum, a procura de gasóleo é elevado, mas a quantidade de gasóleo que pode ser refinada a partir de um galão barril de petróleo bruto 44 é menor do que 1/5 do seu conteúdo. Além disso, tanto o governo federal e muitos estados instituíram créditos fiscais de incentivo à compra de determinados automóveis movidos a diesel que terá um efeito correspondente na demanda de diesel futuro.
Flucuations demanda sazonal
Durante os invernos excepcionalmente frios, quando a demanda por óleo para aquecimento destilado é alta, o preço do óleo diesel subiu mais alto do que o da gasolina. Isso ocorre porque, como as refinarias produzem mais óleo para aquecimento doméstico, a quantidade de diesel produzido gotas por um valor correspondente.
Tempo
Em 2005, quando o furacão Katrina atingiu a costa do golfo , o preço do óleo diesel aumentou quase de noite por cerca de 50 centavos de dólar por galão. Isso aconteceu porque muitas das refinarias ao longo da costa do golfo foram inundadas e desligado.
Geographic /Diesel Preço Disparidades Regionais
diesel é normalmente transportado de refinarias através de gasoduto . Se o destino for perto da refinaria, o preço final do combustível diesel reflete isso. Como exemplo, o preço do diesel no Texas, um estado com as duas refinarias e muitas milhas de dutos é consideravelmente menor do que no Nordeste, onde as distâncias das refinarias é maior, e não muito da região é fornecida por gasodutos.