diesel pode ser mais eficiente que a gasolina, mas é certamente um combustível mais sujo. Devido ao seu elevado teor de enxofre, o combustível diesel, muitas vezes produz fuligem que pode entupir e suja de um motor. Em termos de emissões, combustível diesel produz menos dióxido de carbono do que a gasolina, mas por causa de suas emissões de fuligem formando químicos ainda é considerado o mais sujo dos dois. O monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e aldeídos
Estes gases são gerados nos gases de escape, devido à combustão incompleta de combustível. O monóxido de carbono é uma substância nociva para os seres humanos em concentrações elevadas, causando dores de cabeça, tonturas e, potencialmente, a morte, se o diesel é queimado num local fechado com pouca circulação de ar. Hidrocarbonetos e aldeídos também são prejudiciais aos seres humanos, causando irritação nos olhos e sensação de asfixia. Eles contribuem para o cheiro característico do diesel. Hidrocarbonetos são um componente de alta poluição e têm efeitos ambientais negativos.
Óxido de nitrogênio (NOx) e de dióxido de enxofre (SO2)
O óxido de nitrogênio é gerada no cilindro do motor como resultado de altas temperaturas e na presença de oxigénio e de azoto. Contribui fortemente para a formação de poluição e é extremamente tóxico para o meio ambiente e os seres humanos iguais. O dióxido de enxofre é gerada como resultado de enxofre presente no combustível para motores diesel. Dependendo do combustível, a quantidade de dióxido de enxofre emitida varia. Combustível para motores diesel estão sendo feitos com baixo teor de enxofre (um preço tão baixo quanto 0,05 por cento) e é um pouco melhor para o meio ambiente. O dióxido de enxofre é extremamente tóxico e tem um cheiro irritante. Quando o dióxido de enxofre é emitido oxida, criando trióxido de enxofre, que é precursor e principal causa da chuva ácida.
Diesel Particulate Matter (DPM)
Diesel material particulado é um agregado complexo de ambos os materiais líquidos e sólidos. É gerado por criação de partículas de carbono durante a combustão, o que mais tarde se combinam com várias outras partículas dos gases de escape para formar grandes aglomerados. DPM é composto por três componentes: sólidos, que são partículas de carbono seco (fuligem); fracção orgânica solúvel (SOF), que são hidrocarbonetos pesados que se condensam sobre partículas de carbono, e a fracção de sulfato, que é o ácido sulfúrico hidratado (SO4). Mais importante ainda, DPM tem impactos significativos sobre a saúde humana. DPM foi classificado por várias agências governamentais como cancerígena ou um carcinógeno provável, e são conhecidos por aumentar o risco de doenças respiratórias e doenças cardíacas.
Polinucleares hidrocarbonetos aromáticos (PAH) baratos
hidrocarbonetos aromáticos polinucleares são os hidrocarbonetos que contêm dois ou mais anéis de benzeno. HPAs são conhecidos por serem prejudiciais cancerígenos. Os hidrocarbonetos mais nocivos, que contêm quatro ou cinco anéis de benzeno, estão na fração orgânica do DPM.