Novos carros vêm com uma longa lista de especificações do fabricante e recomendações. Estes incluem dicas para manutenção, estilo de condução e que tipo de combustível a ser usado. Alguns carros, especialmente esportivos e carros de luxo, exigem graus superiores de gasolina para funcionar corretamente. Octanagem
gasolina é vendida em diversas classes, cada um dos quais se distingue por um índice de octanas. Gás com um maior índice de octano, como 91 ou 93, é mais resistente à combustão. Menor octanagem, como 87 ou 88, descrever combustíveis que vai inflamar mais rapidamente ou com uma temperatura mais baixa. Índices de octano são determinadas pela comparação de uma amostra de combustível, a uma mistura do isómero de iso-octano e o alcalino n-heptano. A percentagem de iso-octano necessário para imitar a combustibilidade da gasolina é usado para aplicar o índice de octano para o combustível.
Motor Bater
Até os anos 1980, a maioria motores de automóveis usados carburadores para misturar o combustível e o ar antes de serem inflamados no motor. Ao longo do tempo, os carburadores, muitas vezes permitem uma maior percentagem de combustível a ser utilizado, e esta mistura de alta inflamar o combustível seria mais rapidamente, resultando em uma condição conhecida como batidas do motor. Para corrigir motor batendo e restaurar um motor para seu estado mais eficiente, os motoristas podem começar a usar combustível com uma classificação mais alta octanagem, o que atrasaria a combustão.
Fuel Injection
Na década de 1980, a maioria dos fabricantes de automóveis começaram a construir motores que utilizavam injetores de combustível em vez de carburadores. Motores de injecção de combustível usam um sistema informatizado para determinar o quanto de combustível deve ser injetado no motor, monitorando o timing da sequência de ignição real e adicionando ou subtraindo combustível continuamente. Hoje, a maioria dos carros são vendidos com a recomendação mínima de 87 octanas, o que significa que qualquer gasolina com uma octanagem de 87 ou mais vai resistir a combustão o tempo suficiente para que o sistema de injeção de combustível para fornecer uma quantidade adequada de combustível para operação contínua e eficiente.
carros modernos
Hoje, alguns carros ainda são vendidos que necessitam de combustível premium, geralmente com um mínimo de 91 ou 93 octanas. Enquanto alguns destes carros que, de fato, usar injetores de combustível projetados para injetar gasolina de alta octanagem, eles serão capazes de se auto-ajustar a qualquer tipo de combustível acima de 87 octanas. Outros veículos, como carros esportivos de alto desempenho ou carros de luxo, podem ter motores com alta taxa de compressão. Nestes casos, o combustível de alta octanagem pode ser necessária para atrasar a combustão uma vez que mais de compressão, o combustível mais combustível no cilindro de uma só vez.
Precisa versus Quer
Para o grande maioria dos carros, gasolina premium é desnecessário. Contrariamente às crenças comuns, todos os tipos de gasolina são legalmente obrigados a conter agentes de limpeza que ajudam a manter injetores de combustível e motores funcionando de forma eficiente e produzindo o mínimo de emissões nocivas possível. Usando gás prémio em um carro que só precisa de 87 octanas pode resultar em desperdício de combustível que não queima e entra no sistema de escape, muitas vezes, recolher no catalisador, onde ele pode causar danos ao longo do tempo. Se bater motor não ocorre quando se utiliza um grau inferior ao especificado pelo fabricante, um carro está provado que funciona bem com a octanagem mais baixa.