O petróleo bruto e gás têm muitos componentes que têm de ser removidos antes que eles são utilizáveis no mercado. Um dos elementos mais tóxicos nos produtos em bruto é enxofre. Formas de compostos de enxofre em gás e petróleo, como o sulfeto de hidrogênio, que são muito corrosivo e extremamente tóxico. O que é enxofre?
Enxofre em sua forma mais pura, é um elemento cujo símbolo é S, cujo número atômico é 16 e cujo peso atômico é 32,06. É um metal amarelo pálido frágil. É o elemento mais comum no universo décimo e está contido em muitos compostos. Nos tempos antigos, o enxofre foi saber pelos gregos como enxofre. Arde com uma chama quente e é a substância usada na cabeça de fósforos. Ele também é um componente na pólvora.
Por que é enxofre Removido do Petróleo e Gás?
Enquanto enxofre tem muitos usos também pode formar muitos compostos que são extremamente perigosas para a sua saúde. O exemplo mais comum é sulfureto de hidrogénio, que é formado quando a queima de combustível contém enxofre. Este é um gás extremamente corrosivo que é muito tóxico se inalado. Comercialmente, é usado para produzir ácido sulfúrico.
Como são compostos de enxofre indesejados removidos?
As aminas são compostos orgânicos que contêm um átomo de nitrogênio. Estas aminas reagem com sulfureto de hidrogénio para a produção de produtos não tóxicos, que podem ser facilmente eliminados. Outro método é eliminadores de sulfureto de hidrogénio, que vêm em tipos de líquidos, sólidos e catalisador. Elas removem o ácido sulfídrico do gás ou óleo. A vantagem dos catadores é que eles são mais facilmente utilizado em áreas remotas e pode ser menos caro do que as aminas.
Novas Idéias
Desde o final da década de 1990 novas idéias têm surgiram sobre como remover o enxofre do petróleo e gás. Filtros foram desenvolvidos para permitir o enxofre a ser removido de forma barata. Outra técnica interessante, tem sido o desenvolvimento de fungos para remover o enxofre. Essas inovações ainda estão em seus estágios iniciais de desenvolvimento e, a partir de 2010, não estão amplamente disponíveis comercialmente.
Remoção de enxofre é mais urgente hoje do que sempre
Como perfuração para gás e petróleo continua mais e mais profundamente na terra, os cientistas estão descobrindo conteúdos mais elevados de sulfeto de hidrogênio nos produtos brutos. A indústria de petróleo e gás é, portanto, obrigados a encontrar formas melhores e mais baratos para remover subprodutos indesejáveis antes de oferecer seus produtos ao público.