Um aditivo alimentar é uma substância que é adicionada a alimentos. Os fabricantes de alimentos adicionar aditivos para alimentos para manter a frescura e melhorar o valor nutricional, sabor, aparência e textura. Todos os fabricantes devem provar para os EUA Food and Drug Administration que os aditivos que eles usam são seguros para o consumo. Praticamente todos os alimentos que ingerimos contêm algum tipo de aditivos alimentares. Aromas
O tipo mais comum de aditivo alimentar é aromatizante. Aditivos aromatizantes são usados para melhorar o sabor global dos alimentos. Eles restaurar os sabores perdidos devido ao processamento e aumentar sabores naturais do alimento. Há cerca de 1.200 aditivos de sabor natural e sintética adicionada aos alimentos. Há uma preocupação de que alguns aditivos aromatizantes podem ser tóxicos.
Espessantes, agentes gelificantes e estabilizantes
espessantes, gelificantes e estabilizantes são usados na maioria das vezes em doces, geléias , comida para bebé e sorvete para melhorar a consistência, aparência e textura. O tipo mais comum de espessante e gelificante aditivos são goma vegetal e amido de alimentos.
Corantes
aditivos colorir são utilizados para tingir os alimentos de volta à sua coloração original . Muitos alimentos perdem sua coloração natural quando processado. A maioria dos aditivos de coloração não contém nenhum valor nutricional e são artificiais. Exemplos de alimentos que necessitam de colorir são carne moída, sorvete, queijo e margarina.
Emulsões
Emulsões evitar a separação de óleo e água. Se um alimento que contém o óleo e a água não é tratada com emulsões, a água e o óleo irá separar-se em duas camadas. Emulsões afetam a estrutura ea textura dos alimentos que contenham óleo e água. Eles são também utilizados para manter a qualidade e frescura e para impedir o desenvolvimento de bolores. Alimentos comuns que contêm emulsões são maionese, bolos, pão e manteiga de amendoim.
Adoçantes
Adoçantes são mais comumente usados para fazer alimentos sabor mais atraente. Existem dois tipos de adoçantes: artificial e granel. Ambos os adoçantes artificiais e grandes quantidades são várias vezes mais doce que o açúcar e podem ser usados em pequenas quantidades para receber o mesmo efeito adoçante como açúcar. Adoçantes também adicionar textura e volume para assados, evitar pães de secar, e abaixar o ponto de congelamento em sorvetes.
Conservantes
conservantes são usados para retardar a deterioração e manter a frescura dos alimentos, impedindo o crescimento de leveduras, bolores e fungos. Eles também ajudar a reduzir o risco de contaminação que pode causar doenças alimentares. Os antioxidantes são adicionados a alimentos que contenham óleos e gorduras para evitar que os alimentos de desenvolver um gosto azedo ou podre. Os alimentos que geralmente contêm conservantes incluem queijo, margarina, produtos de panificação e frutas secas.
Antiespumantes
antiespumantes são usados para evitar aglomeração em alimentos em pó . Se o pó absorve a água, as partículas tornam-se pegajosas e não fluem uniformemente. Os alimentos que mais comumente contêm antiespumantes são o queijo parmesão, o fermento em pó, sal e misturas para bolos.