boosters Octane são aditivos de combustível projetados para uso em veículos de desempenho. Estes aditivos são destinadas a aumentar o ranking octanagem da gasolina em uso, de modo que o motor do veículo tem melhor desempenho e os motoristas podem tirar proveito da maior potência. Embora haja uma variedade de marcas que comercializam diferentes boosters de octanagem, em termos de sua composição química, existem três tipos principais de boosters de octanagem. O que é Octane?
Octane é um termo usado para descrever a medição da resistência de detonação de um combustível. Assim, quanto maior for o número de octanas, o mais resistente que o combustível é a detonação. O que isto significa em termos de uma aplicação no mundo real é que octanagem é medir o quanto a resistência do combustível a ser utilizado tem a batida do motor. Quanto maior o número, menor a probabilidade de o motor estará propenso a bater.
Organo-Metálicos
boosters de octanagem organo-metálicos usar um composto químico de tricarbonyl manganês metilciclopentadienil , que é semelhante na forma como ele funciona para antiquado tetra acetato de chumbo, que foi encontrado em gasolina com chumbo, mas o composto de manganês é menos tóxico do que o composto principal. Por causa dos ingredientes metálicos, boosters organo-metálicos pode deixar depósitos de metais no motor e, geralmente, incluem solventes e lubrificantes adicionais para compensar isso.
Oxigena
oxigenar reforçadores de octano são compostos de éteres e álcoois. Destes, o etanol é considerado o melhor, apesar de não ser adequado para climas quentes. Outras versões de compostos oxigenados incluem MTBE, ETBE e TAME. Oxigenados são conhecidos para reduzir a quilometragem do gás, mas, devido à sua maior massa molecular destes compostos pode aumentar o nível de octano da gasolina. Dado que os compostos são altamente reactivos e podem dissolver-se as linhas de borracha e plásticos de combustível, eles só são utilizados em pequenas quantidades em combustível. Em algumas áreas são proibidos, porque eles são conhecidos por causar vazamentos de tanques que podem levar a danos ambientais.
Aromatics
comparação com compostos oxigenados, aromáticos são estáveis quimicamente. Aromáticos ter uma estrutura de anel de benzeno, o que os torna não reactivo. Os mais comuns são os compostos aromáticos tolueno e xileno. A gasolina comum já contém cerca de 25 a 30 por cento destes compostos. Essas pessoas que esperam aumentar a sua octanagem pode simplesmente adicionar mais tolueno ou xileno para o seu combustível. No entanto, muito toluene pode ter um efeito negativo sobre o motor, porque ele vai queimar mais lento e dar menos poder de um motor de alta rotação.